terça-feira, 21 de julho de 2009

"Butch Cassidy", de George Roy Hill (1969)

Baseado em uma história verídica, o diretor George Roy Hill perscruta a vida do principais integrantes da famigerada gangue "buraco na parede", Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Reford), em diversas aventuras pelo que se convencionou chamar "velho oeste". Cassidy era a cabeça pensante; Kid era rápido no gatilho. Assim, contando com tais predicados, viviam do roubo, fosse de bancos, fosse do trem da Union Pacific.
O começo do filme motra uma sobreposição de telas, onde o espectador como que assiste a um filme que está sendo exibido na tela de um cinema. Tal filme consiste em filmagens, com aspecto de reais, da "buraco na parede", em sepia, enquanto o narrador explica como a gangue - notadamente a dupla - era temida na época.
Mas este não é um faroeste qualquer. A intenção de Hill não é a de mostrar, como é de praxe neste gênero, meramente ladrões sujos, durões e rudes. Busca-se a todo instante seu lado humano; o fazer piadas, o rir, o sentir emoções. Um exemplo claro disso é a sequência em que estão ambos fugindo de misteriosas pessoas que passaram a seguí-los incansavelmente, por vários dias: eles chegam a uma montanha, à beira de um precipício que, muitos metros abaixo, daria em um estreito rio de correnteza forte. Butch diz: - O jeito é pular. Quem pula primeiro? eu ou você? Sundance responde: - Não vou pular! vou ficar aqui e combatê-los! Então Butch diz: - Está louco?! se fizer isso, é morte certa! bom, eu pulo primeiro então. Você vem depois. E eis que Sundance vira, bastante envergonhado, e diz: "Eu não sei nadar!" E Butch cai na gargalhada. Sundance, para não sentir-se humilhado, acaba então pulando junto com Butch.
Outro exemplo evidente disso é o fato de os dois verem-se apaixonados pela mesma mulher, Etta Place, namorada de Sundance (interpretada por Katharine Ross) e isto não sercapaz de abalar o convívio dos dois, provando a nós o caráter de inseparabilidade da dupla, e fazendo-nos visualizar a forte amizade que se construíra entre eles.
Daí a clássica sequência em que Butch chega à casa em que Sundance e Etta estão dormindo, montado em nada mais nada menos que a novidade da época: uma bicicleta. Ele a acorda e chama para dar uma volta, somos brindados, durante o passeio, com a magnífica canção "Raindrops Keep Falling on my Head", de B. J. Thomas, e contemplamos expressões da mais sincera felicidade em seus semblantes. E o paradoxal momento seguinte, em que Sundance acorda e pergunta: - O que está fazendo, Butch?! Este responde: - Roubando tua mulher. E Sundance retruca: - Bah! pode ficar com ela...
Isto nos mostra o atagonismo das personalidades dos homens do velho oeste, ora suaves, delicados e românticos, ora machistas e brutos. Mas George Roy Hill soube nos apresentar com maestria este caráter contraditório, fazendo com que nós, espectadores, nos apegássemos aos dois, ao invés de os rechaçarmos, uma vez que são raros os faroestes que retratam pistoleiros ladrões tão humanos e cativantes, ou pelo menos de maneira tão sábia quanto neste filme.
Além do roteiro em si, outro elemento que muito chama atenção neste filme é a sensacional fotografia, que muita ênfase dá à diversidade de cores da flora, mostrando de diversos ângulos como a mata e as dunas de uma região tão castigada pelo sol e quase desértica, podem ser lindas. Tudo isto capitaneado pelo movimento pan de câmeras, recurso de filmagem bastante eficiente quando se pretende mostrar uma visão panorâmica de algum lugar, isto é, do alto a câmera permanece fixa no eixo, e gira da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, mostrando tudo que há na paisagem.
É de se ressaltar também outra particularidade deste filme: a viagem de Butch, Sundance e Etta à Bolívia, com o intuito de fugirem das perseguições nos EUA, afinal, eram já àquele tempo bandidos foragidos famosos em seu país de origem. Vê-se então muito bom humor em cenas como a que Etta os ensina o espanhol básico para fazer assaltos; ou a de Butch, durante o assalto a um banco, puxando um papelzinho para ler em espanhol, pois se esquecera do que devia falar; entre outras. E é, ainda durante a estadia do trio na Bolívia, que o espectador será conduzido à emoção máxima do filme.
Enfim, nuances de comédia, drama e aventura recheiam este filme de forma tão peculiar, além da inefável fotografia e da emocionante trilha sonora, que o fez angariar 4 Oscars, precisamente onde já era esperado: Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção.
Um verdadeiro documento cinematográfico.

Um comentário: